Tendências Sustentáveis para a Construção Civil

Atualizado: 25 de Jun de 2019


Evitar prejuízos ao meio ambiente torna-se mais do que necessário, crucial.


MAIS QUE TENDÊNCIA, REALIDADE.

A adequação ambiental é um tema cada vez mais latente no cenário da engenharia civil, possibilitando dentre várias vantagens, a diminuição de custos com energia, reaproveitamento e diminuição do desperdício de água, melhora da operação predial e outras estratégias para tornar o ambiente urbano mais sustentável.


TECNOLOGIA COMO ALIADA.

Algumas tendências sustentáveis vêm ganhando corpo e sendo vistas como indispensáveis na execução dos projetos, sendo aplicas inclusive durante todo o processo construtivo, como por exemplo a automação predial, que seguem padrões tecnológicos e nos aproximam do futuro, com casas inteligentes que abrem janelas e acendem luzes com o bater de palmas ou por controle remoto. Há grandes possibilidades de automação, como áreas comuns, portões, sistemas de telefonia, halls. Associadas a um sistema predial gera a otimização dos gastos de energia.


ESTÉTICA A FAVOR.

Materiais de construção ecológicos são uma ótima tendência para aliar design e preservação, sendo criados graças às técnicas digitais de produção, como as impressoras 3D. Além desses materiais, novos biomateriais são empregados, desenvolvendo opções de materiais até mesmo com algas e fungos. A “madeira laminada e colada” para edifícios com paredes e pisos estruturais de madeira, e os concretos de resistência ultraelevada são outros exemplos disso.


VALORIZE O REAPROVEITAMENTO.

O aproveitamento de água pluvial é uma excelente solução para os problemas de escoamento da água, escassez e degradação de seu escoamento. Isso porque o aproveitamento de água pluvial tem como objetivo a captação e uso de água pluviais para fins potáveis e não potáveis. Aliada a uma cobertura verde, permite que a plantação de grama no topo das construções reverta as desvantagens da urbanização. Isso porque essa técnica pretende reestabelecer o ciclo hidrológico existente antes das cidades serem todas impermeáveis, filtrando assim mais água.


Grupioni - Soluções concretas e inovadoras

Fonte: Engenharia Moderna

16 3951.9230

whatsapp_PNG21 fundo.png

Rua José Edgard P. Barreto. 685

D. Industrial - Cravinhos, SP

Rod. Anhanguera KM 295

Siga-nos

  • Facebook
  • Instagram
arrow&v