5 Características de um Engenheiro Líder

Na Engenharia, liderar é, acima de tudo, empreender.



Para identificar e, principalmente, começar a desenvolvê-los, separamos 5 aspectos fundamentais para a formação de um engenheiro líder:


1 – Tomar Boas Decisões:

É preciso ponderar sobre vários aspectos ligados a um problema antes de tomar uma decisão, sabendo trabalhar com a informação disponível. Essa função cabe ao líder, que deve ter um pensamento analítico e conseguir analisar bem a situação.


2 – Habilidade Social:

Um engenheiro líder precisa gostar de gente. Afinal, as pessoas possuem suas particularidades, de forma que é um verdadeiro desafio conseguir gerenciá-las.


3 – Resolver Grandes Problemas:

Um bom líder não foge dos maiores problemas. Ele consegue encará-lo e buscar soluções, mesmo quando os recursos são escassos. É o tipo de pessoa que toma iniciativa de resolver algo quando ninguém mais o fez.


4 – Boa Comunicação:

Transmitir a informação de forma clara e eficiente é talvez o fator mais importante para um Engenheiro Líder, principalmente quando se trata de projetos de engenharia complicados, que envolvem diferentes tipos de pessoas.


5 – Inteligências Plurais:

Inteligência vai muito além de matemática e lógica. É preciso resolver os problemas de forma analítica até a intrapessoal, que envolve entender o que os outros estão sentindo e a interpessoal, que é muito ligada à capacidade de liderança em si.

É claro que cada líder desenvolve habilidades pessoais que vão além do que já foi citado aqui. Contudo, o que fica de mais essencial é a convivência e relação com os seus liderados. Sempre aprimore esta interação e terá uma equipe coesa e uma empresa evoluindo no mesmo caminho.


Grupioni - Soluções concretas e inovadoras

Fonte: Engenharia 360

16 3951.9230

whatsapp_PNG21 fundo.png

Rua José Edgard P. Barreto. 685

D. Industrial - Cravinhos, SP

Rod. Anhanguera KM 295

Siga-nos

  • Facebook
  • Instagram
arrow&v